24 de out. de 2010

Casamento

O casamento é a união de um homem e uma mulher. Propõe uma essência espiritual na união dos cônjuges, de modo que esta seja harmoniosa e que permita o desenvolvimento espiritual de ambos.

Os ensinamentos Bahá'ís confirmam a santidade do matrimônio, previsto em religiões anteriores, e classifica tal união como uma fortaleza para o bem-estar e salvação, colocando o casamento e a família como base na estrutura da sociedade humana.

O casamento é uma ligação eterna, uma instituição divina, que sobrevive na vida física e persiste eternamente nos planos espirituais. Dessa forma, os ensinamentos estimulam às pessoas que devem antes de tomar tal decisão, tomar o cuidado de se familiarizarem com o caráter um do outro. Além disso, o marido e a esposa devem ser unidos não somente fisicamente, mas também espiritualmente, em espírito de concórdia e camaradagem de modo a melhorar continuamente a vida espiritual e dessa forma se aproximar de Deus.

"Cada um deve, porém, exercer o máximo cuidado para familiarizar-se totalmente com o caráter do outro, para que o firme convênio entre eles seja um laço que dure para sempre. Seu propósito deve ser este: tornarem-se amorosos companheiros e camaradas, unidos um ao outro por todo o sempre." ('Abdu'l-Bahá, Selecao dos Escritos de 'Abdu'l-Baha)

Em muitos países orientais, como antigamente nos ocidentais, era comum os pais arranjarem o casamento dos filhos, por vezes baseado nos dotes da outra família, por outras no caráter e afinidade com um indivíduo; nos países ocidentais e na maioria dos orientais atualmente, por outro lado, os filhos decidem seus parceiros sem interferência dos pais ou responsáveis.

A união representa, neste sentido, a junção de duas culturas, a ocidental e oriental, onde os filhos escolhem seus parceiros e os pais expressam ou não a aprovação. À aprovação dos pais são claramente definidas, sendo que os pais não tem autoridade para desaprovar um casamento quando demonstrado que tal desaprovação é de natureza preconceituosa, seja de classe social, raça, cultura ou religião.

Simone Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário