25 de fev. de 2012

Ayyám-i-Há

A partir de 25 de fevereiro, Bahá'ís de todo o mundo celebram os Dias Intercalares.

O período do Ayyám-i-Há começa com o pôr-do-sol do dia 25 de fevereiro e se estende até o anoitecer de 1º de março, quando tem início o mês - Bahá'í Sublimidade (Aláh) - o último do calendário Bahá'í.

Ayyám-i-Há, consiste em cinco ou seis dias 1 durante os quais os Bahá'ís de todo o mundo são estimulados a se dedicar ao próximo, conscientemente se desprendendo de seus desejos individuais e preparando-se para a realização do jejum.

O termo "Ayyám-i-Há" significa, literalmente, "os dias de Há". Por sua vez, "há" é uma letra do alfabeto árabe que corresponde à letra "H" do nosso alfabeto. Tanto Bahá’u’lláh como o Báb mantiveram a tradição árabe de designar valores numéricos às letras do alfabeto. Assim, a letra "há" equivale ao número cinco – que corresponde ao número máximo de dias intercalares. Além disso, segundo a tradição islâmica, a letra "há" simboliza a unicidade e a essência de Deus – e por isso caracteriza um período de expressão dos atributos divinos da bondade, do desprendimento, da generosidade e tantos outros.

Numa carta escrita em nome de Shoghi Effendi, explica-se que “os dias intercalares são especialmente reservados à hospitalidade, ao oferecimento de presentes e etc.”, Bahá'u'lláh instruiu Seus seguidores há devotarem esses dias a festividades, regozijo e caridade.

Em cada lugar do mundo, os Bahá'ís aproveitam essa época especial para reunir seus amigos e familiares para trocar presentes e realizar conversas significativas.
(SASG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário