20 de mar. de 2010

Conhecenco a Fé Bahá'í

A Fé Bahá'í

Os Baha'is acreditam que ao longo da história da humanidade têm surgido diversas revelações divinas protagonizadas por Mensageiros como Krishna, Zoroastro, Moisés, Buda, Jesus Cristo, Maomé, e mais recentemente o Báb e por Bahá'u'lláh. Os Bahá'ís também acreditam que com os ensinamentos revelados pelo Báb e Bahá'u'lláh, a Humanidade entrou numa nova etapa da sua maturidade colectiva. Isso reflectir-se-á na construção de uma sociedade global, pacífica e unida como uma grande família humana.

Nesse sentido, os bahá’ís aceitam Bahá’u’lláh como o novo Enviado de Deus e regem as suas vidas segundo os princípios e ideais por Ele enunciados.

A nível de origem, e apesar da Fé Bahá’í ter nascido e se desenvolvido primeiramente no espaço persa e otomano islâmicos, os bahá’ís constituem um dos grupos religiosos mais diversos do mundo, e reconhecem que esta diversidade é o seu mais importante património, imagem da sua vocação unificadora de tradições e de superação de diferendos e distâncias culturais.

Superando as diferenças lógicas de uma História diferente para cada tradição, região e religião, o objectivo fundamental da Fé Bahá’í é o seu crescimento espiritual através da transformação pessoal e social. Para o bahá’í, esta transformação consiste no desenvolvimento das capacidades latentes no indivíduo e no seu contexto social, qualquer que seja o enraizamento social, cultural ou mesmo nacional.

Nesta ideia de uma fraternidade social e individual, o indivíduo bahá’í procura ser fonte e motor do bem social, reconhecendo no seu próximo a pessoa cujas necessidades deve colocar antes das suas próprias. Nesta visão construtiva da integração social, sempre vocacionada para uma dimensão de unidade mundial, o bahá’í entende que o amor ao próximo se concretiza no serviço incondicional à causa da humanidade.

Nesta visão de unidade global, os bahá’ís dão um lugar de destaque à diversidade de cada indivíduo, afirmando ser essa a base fundamental do fenómeno da consulta, fonte primeira de todo o processo decisório nas várias estruturas que regem as comunidades. Defendendo esta unidade na diversidade, afirmam que a expressão formal desta unidade é o princípio de “cidadania mundial”, rejeitando, assim, qualquer ideia de uniformidade.

Assim e resumindo, a Fé Bahá'í é uma religião mundial, independente, divina na sua origem, universal no seu âmbito, dotada de visão alargada, científica nos seus métodos, humanitária nos seus princípios e dinâmica pela influência que exerce sobre o espírito e coração dos homens.

Acredita na unicidade de Deus, reconhece a unidade dos Seus Profetas e ensina o princípio da unidade e integridade da raça humana.

Simone Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário